Login

Ainda não possui uma conta? Registre-se gratuitamente agora!

Cadastrar

Informação

Sobre
Contato

Bonsai no brasil - Fabiano Costa - 17/01/2017

Categoria: Novidades

1 – Quando você se interessou e começou a se dedicar à arte do bonsai?

Ao abrir uma floricultura em Florianópolis aos poucos fui direcionando para a arte do bonsai, demorou 10 anos até que eu a vendesse e ficasse apenas trabalhando em prol da arte, durante estes 10 anos eu estudei, e continuo até hoje estudando.

  

2 – Que espécies você mais gosta de trabalhar?

Gosto de trabalhar todo tipo de planta, o importante é ser um bom material, que tenha um bom potencial pra se transformar num bonsai no qual eu manteria em minha coleção.

   

3 – Que espécie você gostaria de trabalhar na sua região, mas as circunstâncias de clima e adaptação não permitem?

Pinheiro branco, conhecido como pentaphila.

 

4 – Dos seus trabalhos, qual você destaca com um carinho especial?

Tenho um buxus sempervirens muito velho proveniente de coleta que gosto muito, mas este tem uma história de grande transformação e superação.

 Me fale um pouco sobre ele.

Vou te passar o link de meu blog que tenho da história dele até agora, acho que mostra melhor e mais detalhado o que estou dizendo:

http://www.fabianocostabonsai.com.br/bonsai-de-buxus-uma-reestilizacao-necessaria/

 

5- Você segue alguma escola ou estilo nas suas criações?

Sim, venho de origem da escola japonesa, assim como meu mestre, porém não fico estagnado aos ensinamentos já recebidos, sempre abertos pra aprender mais com o desconhecido e o que não domino isso que acho fascinante, e transmito isso sempre aos meus alunos, cabeça aberta aprende por toda a vida.

6 – Você gosta mais de algum estilo de bonsai em particular? Qual?

Gosto muito do literati, mas gosto mesmo é de um bonsai bem feito, com boa base, proporção, ramificação, balanço e equilíbrio, que me faça parar pra apreciar.                

7 – O que a arte do bonsai agregou na sua vida?

O bonsai na minha vida hoje significa muito, trabalho, amizade, família, filosofia... meu caminho a ser trilhado, meu rumo e orientação.

8 – Você acha que um bonsai deve seguir uma ordem rígida de técnicas e estética, ou deve seguir uma forma mais livre e artística?

Acho que o bonsai tem que agradar o artista no qual o fez, temos que aprender as técnicas, entender as regras e estudar o suficiente para seguir um caminho próprio, onde se quiser burlar um ou outro, tenha conhecimento e experiência pra isso.

 

9 – Que bonsaísta (um ou mais) chama a sua atenção hoje no cenário mundial?

Bem, hoje o bonsai em crescimento de vento em popa tem muita gente boa aparecendo, começando com meus mestres, guias e amigos Rock Jr, Salvatore Liporace e é claro Masahiko Kimura, grande admiração por estes profissionais.

No cenário mundial gosto muito de Mauro Stemberger, Graham Potter, Bjorn Bjorholm, Ryan Neil, entre outros, além de nossos destaques nacionais Felipe Dalorto e Carlos Tramujas, onde tem um trabalho no qual me identifico muito.

10- Hoje é mais fácil começar a se dedicar ao cultivo de bonsai? Quais eram as maiores dificuldades no início?

Hoje é fácil demais, existem muita informação na internet e muitas escolas já espalhadas pelo Brasil quase todo, e ainda curso online, tipo o que eu montei e fui pioneiro no nosso país, então se tem informação aonde quer que esteja, tendo internet e um computador.

Os materias pra se fazer a arte também estão muito fáceis de encontrar, plantas semi-prontas (pré-bonsai), ferramentas e vasos em todo site de bonsai, insumos de fácil acesso, tá tudo mastigado, quando comecei só tínhamos yamadori e plantas encontradas em floriculturas, geralmente começar sempre do zero, demorava muito pra deixar perto do que queríamos, mas talvez isso tenha nos feito valorizar mais tudo em volta.

11- Qual a sua percepção hoje da arte do bonsai no Brasil? Você acha que teve um crescimento? Há uma maior projeção dos nossos artistas no cenário mundial?

Bonsai cresceu muito no Brasil, invisto há 13 anos em Florianópolis em divulgação da arte através de cursos, exposições, demonstrações, feiras, oficinas e várias formas de divulgação, além da escola que hoje temos muitos adeptos, fazendo a confraria de Floripa com encontros semanais e até em dias de semana pela noite, com isso minha casa se tornou o maior ponto de encontro de bonsaístas de minha região.

Vejo muitos artistas nossos estudarem e se destacarem no cenário mundial sim, a qualidade está chegando com certeza em terras tupiniquins.

12 – Que conselhos você daria para quem está começando a se dedicar à arte do bonsai?

Bem, estude muito, abra muito o ouvido, os olhos e a mente e feche a boca, a não ser que for pra fazer pergunta inteligente, pertinente, e que se tenha muito respeito pelo próximo, hoje em dia assim como sempre, é muito fácil criticar ou opinar o trabalho alheio, mas para fazer isso tem que saber qual caminho foi tomado pra chegar até ali e até aonde se quer chegar, bonsai é movimento, é fluído, opinião á algo momentâneo.

13- Que atributos o bonsaísta deve ter para conseguir um bom resultado nos seus trabalhos?

Respeito, disciplina, foco, desapego, auto-controle e muita paciência...geralmente isso tudo se consegue depois de estudar e vivenciar muito a arte...então é dar pra receber.

14- Quais os benefícios que podemos encontrar no cultivo da arte do bonsai?

Posso copiar a resposta da 13?? rsrs

15 – Diga uma frase, um pensamento, que você ache que sintetiza nossa arte.

Ao invés disso vou dar um conselho a quem está entrando na arte, acho que poderá ser mais útil ok?

“A paciência bem como a maiorias dos benefícios da arte bonsai-do vem com o tempo e o desapego, não queira adquirir o que ainda não está preparado, pois pode não entender da forma correta o seu significado real.

Respeito é mais importante que paciência!”


Meus contatos:

Fabiano da Silva Costa

48-8403 6960 * 3093 7309
Loja virtual:http://www.fujibonsai.com.br/ 
Blog: http://www.fabianocostabonsai.com.br/
Facebook pessoal: https://www.facebook.com/fabianoscosta 
Facebook Escola de bonsai: https://www.facebook.com/EscolaConfrariaFloripaBonsai 
Facebook Loja: https://www.facebook.com/fujibonsai/

 

 

sempre o terei como a pessoa que me mostrou o verdadeiro bonsai