Login

Ainda não possui uma conta? Registre-se gratuitamente agora!

Cadastrar

Informação

Sobre
Contato

Como reduzir o tamanho das folhas - 10/01/2018

Categoria: Cuidados

    

Como reduzir o tamanho das folhas traduzido por( Isménio Silva )

Foto do perfil de Isménio Silva, A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up


por Brent Walston

Fonte: https://www.evergreengardenworks.com/leafsize.htm

Introdução
Reduzir o tamanho das folhas e a distância entre elas (os entrenós) é o foco principal do treino final do bonsai. Isto vem depois de anos no desenvolvimento do tronco, o nebari, e os ramos. Eu tenho estudado este fenômeno por muitos anos. Isto é o que tenho concluído até agora:

O tamanho das folhas, o comprimento dos entrenós, e a espessura dos galhos estão relacionados com a:

A relação da copa para a massa de raízes,
Idade e densidade das raízes,
Nível de fertilização,
Presença ou ausência de hormônios,
O nível de luz.

Destes cinco fatores o primeiro e o segundo tem a maior importância para os bonsai, mas os outros três também desempenham um papel.

A relação da copa para a massa de raízes

As raízes e o crescimento da copa estão em movimento cíclico constante para ficar equilibrados. Na primavera, as raízes bombeiam a maioria de sua energia armazenada para produzir uma copa cheia de folhas novas, e então gera para mais folhas. No Verão, o processo inverte e as folhas reabastecem as raízes com a comida, e fornecem energia para o aumento do crescimento da copa. No outono as folhas param de produzir comida, mas a comida continua a se mover para baixo ao longo do tronco através dos tecidos. As raízes continuam a crescer até que a temperatura do solo cai abaixo de 15 ºC, usando alguns dos seus alimentos armazenados para aumentar a sua massa, e ainda manter reservas suficientes para iniciar o processo novamente na primavera.
Para manipular o crescimento do bonsai é essencial estar totalmente familiarizado com este ciclo e todas as suas ramificações.
Se você podar a copa de uma árvore enquanto ela está dormente, você remove pontos de saída, que são gemas, para receber comida na primavera, o resultado é o excesso de estimulação das gemas existentes, que são libertadas da dominância apical (não há mais o hormônio que manda 'parar' agora que foram cortada
s as gemas terminais). Isso resulta em entrenós longos e folhas enormes, ramificações gigantescas sobre algumas plantas como maçãs e ameixas.
Se você podar a raiz a uma planta dormente sem poda de copa, você removera parte do abastecimento de alimentos para estimular botões e um novo crescimento. O resultado é que as gemas que se desenvolverem vão formar folhas menores e entrenós drasticamente mais curtos. As plantas parecem saber quantos gemas podem estimular e quanto novo crescimento pode ser suportado pelas raízes. Eu não sei a fisiologia, mas eu já vi isso vezes o suficiente para saber que funciona. Poda radicular consegue reduzir crescimento da copa até ao ponto que tantas raízes são removidos que o transporte de água torna-se crítica. Neste ponto, a planta não pode suportar qualquer novo crescimento e morre. Isso é chamado de exagerar.
Se você podar a copa de uma árvore que acaba de ser desfolhada, você remove a fábrica de alimentos que acaba de ser criada como a maior parte da energia armazenada das raízes. As raízes terão que usar qualquer reserva que tenha para gerar um novo conjunto de folhas. Isto afecta severamente as raizes, e o novo crescimento terá entrenós mais curtos e folhas menores. Nós usamos esse princípio na desfolha, embora é geralmente permitido algum tempo entre desfolhas de maneira a deixar reabastecer de alimentos as raízes outra vez. Desfolha múltipla resultará em cada vez menor tamanho da folha. Liquidambar podem ser desfolhadas três vezes por temporada, se elas estão em boas condições e estão em uma região com uma estação de crescimento suficiente longa.
As manipulações baseadas neste princípio permitem fazer todo tipo de coisas para controlar a velocidade e o caráter de crescimento. Esta é a base para a maioria das práticas de poda usadas nos bonsai.

A idade e densidade das raízes

Novas raízes que crescem em meio fresco facilmente absorvem água e nutrientes e aumentam a sua massa muito rapidamente, perturbando o equilíbrio em favor de folhas maiores e entrenós mais longos devido ao excesso de comida armazenada.
Raízes confinadas num espaço tendem a ficar lenhosas e começam a perder sua capacidade de armazenar o alimento prontamente. Um dos primeiros sintomas de uma planta com a raiz estagnada é clorose decorrente da incapacidade do sistema radicular velho para assumir nutrientes essenciais. Como a planta armazena cada vez menos comida em relação à quantidade ao crescimento da copa que se acumula, as folhas ficam menores e os entrenós mais curtos. Esta é uma razão pela qual os bonsais estão em pequenos vasos, além do valor estético.

O nível de fertilização

O nível de fertilização é um pouco óbvio. Plantas com boa nutrição têm folhas e entrenós de tamanho normal. Virtualmente ninguém recomenda não alimentar um bonsai para reduzir o tamanho das folhas e os entrenós. No entanto, às vezes é feito com plantas em formação, particularmente mudas no primeiro ano ou dois para obter uma série de entrenós curtos na parte baixa tronco.
Manter uma muda um pouco de fome e a raiz um pouco estagnada, pode reduzir drasticamente os primeiros entrenós. Isto torna-se valioso mais tarde no processo de formação quando a planta e o tronco é picado de maneira a introduzir uma curva em baixo e alcançar a conicidade ¹. Os lugares onde os entrenós se formam será denso, com gemas adventícias, que vao quebrar facilmente na maioria das plantas de folha caduca. Isto é particularmente importante para o gênero de bordo, Acer. Mais fortemente afetados por este fenômeno é bordo japonês, Acer palmatum.
De todos os nutrientes, o que afeta folhas e tamanho dos entrenós mais dramaticamente é o nitrogênio, por isso é melhor para manter o nível de nitrogênio equilibrado no programa de alimentação.

Presença ou ausência de hormônios

Alguns hormônios podem afetar o tamanho da folha e, particularmente, comprimento dos entrenós. O mais importante desses hormônios é, provavelmente, giberelina, o que pode aumentar drasticamente comprimento dos entrenós. Esses efeitos têm pouca importância para o bonsai.

Os níveis de luz

Plantas com boa nutrição crescendo no máximo de luz que elas podem facilmente tolerar terão menores folhas e entrenós mais curtos.

¹ O tradutor não tem a certeza se o parágrafo está bem traduzido, ver o artigo original.

 
Of these five factors the first and second have the greatest importance for bonsai, but the other three also play a role. The roots and top growth are in constant cyclical motion to stay balanced. In spring, the roots pump most of their stored energy to produce a full canopy of new leaves, and then?...
evergreengardenworks.com